top of page

É possível um veículo puxar para o lado mesmo estando Corretamente Alinhado?

A resposta é objetiva: sim! Há muitas variáveis de difícil detecção pelos técnicos, mas algumas podem ser levadas em consideração:

1) Na montagem e calibragem dos pneus: Muitos pneus que se encontram no mercado hoje tem lado ou posição específicos para serem montados. Por outro lado, pneus com diferença de calibragem fazem com que o veículo "arraste" mais o lado do pneu mais vazio.

2) Na avaliação das rodas: andar em vias em estado precário de manutenção, danos ao veículo são às vezes inevitáveis.

3) Na avaliação da suspensão e/ou direção: Ao alinhar um veículo com folga em qualquer um dos componentes da suspensão ocasiona medições erradas. Além disso, essas folgas podem fazer com que as rodas desviem do trajeto fazendo o veículo puxar.

4) Na estrutura do veículo: este é um problema de difícil detecção. Carros mais rodados ou que já sofreram algum tipo de colisão seja ela dianteira ou traseira, podem produzir medidas de geometria não confiáveis.

5) Comportamento dos pneus: Todo pneu gera uma força lateral quando submetido à rotação, não sendo esta força diagnosticada no balanceamento. Se esta força não for absorvida pela suspensão, e sendo ela relativamente elevada por descentralização ou peso excessivo de algum componente do pneu, mesmo este pneu sendo novo, o veículo pode vir a puxar. E no caso dos pneus serem novos (sejam dois ou quatro) , é possível que a força lateral de um compense a de outro. Só é possível especulá-lo após o teste do veículo devidamente alinhado. As inversões dos pneus são uma maneira de se controlar este tipo de problema.

Neste espaço publicamos matérias sobre alinhamento técnico que podem ajudar vocês motoristas. Sintam-se à vontade para mandar pedidos, sugestões de postagens e críticas (educadas) em seus comentários. Prometemos responder a todas com atenção e carinho.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page